Crie um filhote destemido!

Socialize seu filhote desde cedo para que ele se torne um cão confiante.

Seu pequenino e adorável filhote pode ter apenas 1 mês de idade, mas tem idade suficiente para começar a socialização, um processo crucial para a base comportamental e psicológica de um cão. De acordo com Sharon Wirant, gerente da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Serviços de Comportamento Anti-Crueldade dos Animais, “uma associação positiva com uma variedade de experiências é essencial para um filhote ter confiança na sociedade humana”.

A variedade de experiências que um filhote deve encontrar inclui todos os tipos de pessoas, lugares, objetos e ambientes. Certificando-se de que seu filhote tenha experiências positivas (não assustadoras, intimidantes, dolorosas ou traumáticas), é mais provável que ele se transforme em um cão confiante – e não com medo. Não sabe como começar a socializar? Não se preocupe! Essas dicas de especialistas ajudarão você a ajudar seu filhote a conhecer o mundo.

  1. O básico

Quando eu começo? A maior parte da socialização deve ser feita quando o filhote tiver 13 semanas de idade. Filhotes começam a aprender com suas experiências tão jovens quanto 3 semanas de idade.
Devo socializar meu filhote antes que ele tenha todas as vacinas? Muitos proprietários se preocupam em expor seu filhote a doenças antes de terminarem a vacinação. No entanto, é muito mais importante que a base comportamental em desenvolvimento do seu cão inicie a socialização desde muito cedo; você não pode se dar ao luxo de esperar alguns meses!

Se o seu filhote ainda não completou sua vacinação inicial, evite encontrar outros cães ou pessoas em parques para cães ou outras áreas com muitos cães desconhecidos, especialmente onde há muito dejetos de cães. Lugares como parques para cães são arriscados para filhotes e podem ser muito intimidadores e assustadores para o filhote.

Posso socializar meu filhote sozinho? Você pode se socializar sozinho, mas pense em fazer aulas de socialização com os profissionais. Bons treinadores terão um ambiente seguro e limpo para os filhotes, diz Jonathan Klein, um treinador de cães e consultor de comportamento premiado e certificado, baseado em Los Angeles.

A American Veterinary Society of Animal Behavior recomenda aulas de socialização de filhotes. Eles são uma excelente oportunidade para melhorar o treinamento e fortalecer seu vínculo com o seu filhote em um ambiente com risco mínimo de doença antes dos três meses de idade. Os filhotes geralmente podem começar as aulas por 7 a 8 semanas, mas devem receber no mínimo um conjunto de vacinas pelo menos sete dias antes da primeira aula, juntamente com uma primeira desparasitação. Durante as aulas, certifique-se de manter seu filhote atualizado sobre as vacinas.

  1. Dicas de segurança

Quer socializar um filhote antes de ser totalmente vacinado? Experimente estas dicas da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
Ter um encontro e cumprimentar. Sair com o seu cachorro no tapete de entrada de um shopping ocupado. As pessoas vão se aproximar de você e querem acariciar o filhote. Traga petiscos, assim os admiradores podem alimentá-lo. Certifique-se de que as pessoas e crianças pequenas não apertem ou puxem as orelhas ou cauda do filhote.

Dê uma festa de cachorro. Convide familiares e amigos para sua casa para apresentá-los ao seu novo membro da família. Toque música e torne divertido.
Organize um grupo de jogo. Coordene sessões de brincadeira com outros filhotes e cães adultos que você sabe que são saudáveis ​​e amigáveis.
Caminhe pela cidade. Se o seu cachorro for pequeno o suficiente, leve-o no colo pela cidade e deixe as pessoas acariciá-lo e alimentá-lo.

Vá para passeios de carro. Leve o seu cachorro em tantas viagens de carro quanto possível. Passeie por diferentes bairros, drive-thrus, lava carros e saia em uma área rural.
Explore o ótimo interior. Em casa, incentive seu filhote a explorar, investigar e manipular seu ambiente. Use brinquedos e jogos interativos, túneis, degraus, calhas e outras coisas que estimulem o filhote.

  1. Erros comuns

Não suponha que um filhote criado desde o nascimento com sua mãe e vários irmãos tenha recebido uma socialização adequada, diz Jonathan Klein, treinador de cães e consultor especializado em comportamento baseado em Los Angeles. Isso não é suficiente, e o filhote está familiarizado apenas com seus parentes. Alguns medos não começam a aparecer até que o filhote tenha pelo menos 8 semanas de idade, depois de deixar a ninhada.

Não empurre muito ou faça muito rápido; socialize gradualmente. “Filhotes podem facilmente ficar sobrecarregados com muita atividade que pode deixar uma impressão duradoura sobre eles que o mundo é assustador”, diz Sharon Wirant, gerente da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Serviços de Comportamento Crueldade dos Animais. “Seja a defensora do seu filhote se notar que ele está tentando se esconder ou fugir, encolhido ou tremendo, levando-o para uma área mais calma. Então, aumente gradualmente sua exposição a lugares mais movimentados, pois ele se sente mais confiante. ”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *