7 dicas para gatos durante a mudança para um novo lar

Mudar para um novo apartamento pode ser emocionante e cansativo. Mas se você está se mudando com seu gato, pode ser uma história diferente. Um gato é sensível ao local. Assim, a transição será difícil para o seu animal de estimação. Como seu gato desenvolveu fortes laços com o ambiente atual, pode ser estressante para ele se deslocar de um local para outro.

1. Use terapia com feromônios

É uma maneira de acalmar seus gatos enquanto se muda, mas primeiro consulte o veterinário do seu gato para determinar sua necessidade. Se o seu gato precisar, certifique-se de usá-lo durante a mudança. Comece quando você começar a embalar seus pertences e usá-lo durante a transferência.

Quando você começar a fazer as malas, seus gatos vão adorar ficar naquelas caixas vazias. Mas logo começará a sentir que algo está acontecendo, é por isso que a maioria dos especialistas recomenda o uso de terapia com feromônios para acalmar os gatos.

2.  Mantenha a rotina diária

Enquanto você faz a mudança, certifique-se de manter a rotina diária do seu gato como a hora de alimentá-lo, a hora de brincar e atenção consistente. Se você puder, tente dar ao seu gato um pouco mais de amor e cuidado. Dê-lhes algumas guloseimas extras, mas  mantenha-as em uma sala segura, menos caótica, com muita água, comida e uma caixa de areia.

3.  Invista em uma caixa para leva-lo no carro

Durante o movimento, o seu gato ficará ansioso mesmo com o tratamento com feromonas. Para manter seu gatinho confortável, mantenha-o em uma transportadora segura. Se os feromônios não funcionarem, você pode perguntar ao seu veterinário sobre um leve sedativo. Só é dado se o seu gato está extremamente ansioso e a terapia com feromonas não parece funcionar.

4.  Apresente o novo apartamento

Seu gato certamente ficará sobrecarregado se você imediatamente lhes der uma nova sala no novo local. Assim, é aconselhável que você introduza a casa e a sala devagar a princípio. Você também pode permitir que seu gato explore o local por conta própria. No entanto, se o seu gato é tímido, mantenha a transição lenta e gradual.

5.  Leve coisas que são familiares para o seu gato

Estas são as coisas favoritas do seu gato que irão lembrá-lo da antiga casa. Seu gato irá se adaptar mais fácil quando houver brinquedos familiares e caixas ao redor. Essas coisas vão dar a sensação de estar em casa. Dito isto, não se esqueça de levar os brinquedos, tendas, cobertores, etc. favoritos do seu gatinho para que se sinta à vontade.

6.  Certifique-se de deixar seu apartamento seguro para o gatinho

Antes mesmo de permitir que o seu gato passeie, certifique-se de que verificou quaisquer perigos no apartamento que possam criar problemas para si e para o seu gato. Estes incluem buracos de escape e áreas onde o gatinho pode ficar exposto aos fios ou preso. Você deve resolver todos esses problemas antes de permitir que seu animal de estimação explore.

Como você também está explorando o novo local, você deve fechar as portas dos quartos com firmeza. Desta forma, o seu gato não vai entrar e sair de uma sala particular que você não tenha visto ainda. Você também deve evitar que o seu gato saia do apartamento sem o seu conhecimento. Tenha certeza de manter seu animal de estimação dentro de casa em seu novo apartamento e mantê-lo por cerca de um mês antes de permitir que ele vá para fora explorar.

Alimente-o com refeições pequenas, mas frequentes e certifique-se de dar-lhes muita atenção. Outra maneira de ajudar seu gato a se sentir à vontade é mobiliar seu novo apartamento com um aroma familiar.  Seu principal objetivo nas primeiras semanas de mudança é fazer com que o novo apartamento pareça lar. Certifique-se de que seu gato sente que a nova casa é um novo território que dá comida e abrigo. Pode levar semanas ou até meses para que seu gato possa se acostumar com a nova casa, então seja paciente!

7.  Tente alguns remédios holísticos

Isto é, se o seu gato ainda não estiver relaxado depois de alguns meses em movimento. Você pode consultar um veterinário sobre quaisquer remédios holísticos que possam ajudar seus animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *